Tratamentos

Tratamentos personalizados com as melhores orientações

Bruxismo

O que é?

O bruxismo é o hábito de apertar e ranger os dentes. É comum em cerca de 15% das pessoas,que podem sofrer fortes dores de cabeça, desgaste dos dentes e distúrbios da articulação mandibular. As causas deste problema podem ser a tensão emocional e o fechamento inadequado da boca. Estes sintomas são comuns durante o sono. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia, formam um problema progressivo onde a pessoa perde os parâmetros e só percebe que tem bruxismo se prestar atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o ranger noturno. O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem algumas complicações.

Causas

O bruxismo é associado ao estado emocional na grande maioria dos casos. A doença pode atingir qualquer pessoa, e é mais freqüente entre os 15 e 35 anos.

Consequências

As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. Outro problema decorrente do bruxismo é dor da articulação da mandíbula. Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar.

Também é freqüente a dor e o desgaste dos dentes. A dor é pior pela manhã e o desgaste pode chegar à gengiva. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar a sua fratura. Traumas repetidos e inflamação da gengiva levam à perda do suporte ósseo dos dentes, que começam a apresentar mobilidade anormal.

Tratamento

Um passo importante para tentar curar ou pelo menos diminuir o bruxismo é cortar a tensão psicológica. Isto pode ser feito através de esportes, ioga e exercícios de relaxamento. Já distúrbios psiquiátricos, como depressão e ansiedade, devem ser aliviados e medicados se necessário. A psicoterapia identifica e trata as dificuldades emocionais associadas ao bruxismo.

Outro método usado é o uso de placas protetoras durante a noite. Estas distribuem a força muscular em todos os dentes e não apenas em um ou dois mal posicionados.

Na placa, é realizado um desgaste em lugares específicos para encaixar a arcada dental superior na inferior sem nenhum ponto de atrito. A solução é procurar um bom dentista para indicar o tratamento.


Clareamento

A busca por um sorriso branco vem se tornando cada dia mais comum. O Clareamento ou Branqueamento Dental é uma solução conservadora que branqueia a superfície dental e é um método excelente para obter um sorriso mais harmônico.

Existem basicamente duas maneiras de realizar um clareamento dental: uma em consultório e outra em casa.

no consultório

Também conhecido como clareamento a Laser. Utilizando um gel clareador de alta concentração, é possível clarear um ou mais dentes em sessões de 45 a 60 minutos. Ideal para quem tem pouco tempo e exige resultados rápidos ou não se sente confortável para realizar o tratamento caseiro.

caseiro

Nesta modalidade são feitos moldes prévios dos dentes para permitir a fabricação de moldeiras personalizadas. Dentro dessas moldeiras deve ser colocado o produto clareador, de baixa concentração, diariamente, na forma indicada pelo dentista. O tratamento pode durar entre 15 e 30 dias.

Não prejudica o esmalte dos dentes, assim sendo, é um tratamento especialmente indicado em dentes que estão amarelados por maus hábitos alimentares, medicamentos, pelo fumo ou pela idade. Sua efetividade varia de pessoa para pessoa e depende também da potência do gel clareador utilizado e do tipo de manchamento presente.

O Clareamento Dental pode precisar ser retocado a cada ano, variando de acordo com seus hábitos alimentares, principalmente no que diz respeito a alimentos com corantes como café, chás, refrigerantes ou vinhos.


Coroas

Coroas são peças protéticas que restauram completamente um dente. Elas protegem e reforçam dentes extensamente danificados, para que voltem a fazer parte do sistema mastigatório. Podem ser confeccionadas em diversos materiais como metais, resinas, metalo cerâmica (estrutura de metal revestida por porcelana) ou em cerâmica pura. São muito resistentes e duráveis, mas pode haver necessidade de trocá-las em intervalos de alguns anos. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica de check-up.

Coroas em porcelana

As Coroas de porcelana ou Metal FREE são peças que devolvem a um dente sua forma e cor natural.

Sendo feitas totalmente de porcelana são indicadas principalmente para casos onde a estética é fundamental, como em dentes anteriores. São muito resistentes e duráveis, mas pode haver necessidade de trocá-las em intervalos de alguns anos. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica de check-up.

Coroas Metalocerâmica

Como alternativa para a utilização de uma Coroa Cerâmica, podemos utilizar uma Coroa Metalocerâmica. Trata-se de uma peça que tem um reforço interno em metal, sendo que a porcelana é aplicada a sua volta. Tem um custo menor do que uma coroa totalmente em cerâmica, mas sabe-se que com o tempo existe o risco de que uma retração gengival exponha a margem em metal, comprometendo a estética do trabalho.


Dentes Fraturados

Acidentes acontecem e os dentes podem estar envolvidos. Quando uma pessoa se acidenta e quebra um ou mais dentes deve seguir algumas dicas:

  • Acalmar-se e lavar o dente em água corrente, sem esfregar a raiz! Isso é muito importante!
  • Guardar o dente ou seu pedaço em um recipiente com água, soro, leite ou dentro da própria boca;
  • Entrar em contato com seu dentista imediatamente;

Quando chegar ao dentista, ele examinará a boca e o fragmento do dente. Na maioria dos casos é possível colar esse fragmento na mesma sessão. Veja algumas fotos de um caso de fratura dentária.


Facetas de Porcelana

O que são?

As facetas são pequenas capas de porcelana coladas na face externa de um ou múltiplos dentes naturais que tem algum comprometimento estético, restaurando assim a beleza do sorriso.

Vantagens e outras informações

Entre as vantagens das facetas podemos dizer que elas permitem recriar totalmente a cor e a forma dos dentes para formar um sorriso mais belo, de forma rápida, segura e durável. Além disso, exigem um mínimo de desgaste da superfície do dente.

Por esses motivos as facetas são utilizadas por artistas e modelos, principalmente nos Estados Unidos. São também uma ótima opção de tratamento para dentes nos quais o clareamento dental não atingiu um resultado satisfatório.

Esse procedimento é realizado no consultório e leva em média 2 ou 3 sessões para ser concluído.


Facetas de Resina

Os dentes comprometidos esteticamente podem ser tratados de diversas formas.

Uma delas é o facetamento direto, com resina composta.

É um tratamento conservador, reversível e que proporciona bons resultados estéticos, com a possibilidade de ser realizado em uma única consulta (dependendo da quantidade de dentes).


Fechamento de Diastemas

Algumas pessoas possuem espaços entre um ou mais dentes. Esses espaços, quando incomodam esteticamente o paciente, podem ser fechados no consultório. O material mais usado para esse procedimento é a resina composta fotopolimerizável.

O procedimento é rápido, indolor e os resultados estéticos são excelentes.


Prótese sobre Implante

Há mais de 30 anos, o uso de implantes dentários e próteses é uma excelente forma de solucionar a falta de dentes. Implantes são parafusos de titânio instalados através de um procedimento cirúrgico, muito simples, rápido e indolor, dentro do osso, para substituir um ou mais dentes perdidos. Posteriormente é fixada uma coroa, buscando recuperar as funções de um dente e obter uma aparência natural.

Quais suas vantagens?

O implante apresenta diversas vantagens em relação às demais alternativas de tratamento, entre elas:

  • Os dentes naturais vizinhos permanecem intactos;
  • O dente é preso somente no implante o que possibilita a utilização do fio dental como em um dente natural;
  • Resultados estéticos e funcionais excelentes;
  • Rapidez e praticidade no tratamento;
  • Não é acometido por cáries ou infiltrações;
  • Em alguns casos é possível instalar um dente provisório logo em seguida da colocação do implante;
  • A instalação de um implante paralisa o processo de absorção óssea que ocorre em regiões desdentadas;

Proteses fixas e removíveis

Próteses Fixas

A Prótese Fixa é uma forma excelente de repor dentes perdidos. Também chamada de ponte fixa, é utilizada quando há ausência de dentes. Geralmente é fixada em dois ou mais dentes próximos ao dente ausente. Dentes artificiais são confeccionados em um laboratório e colocados suspensos para preencher o espaço vazio. Essa ponte é então fixada sobre os dentes vizinhos, criando a aparência de novos dentes.

A prótese fixa nunca é removida, ao contrário de uma prótese removível. Ela é estável na boca e funciona de forma muito similar aos dentes naturais, proporciona uma boa mastigação e a aparência de dentes saudáveis. O material mais comum utilizado em próteses fixas é a cerâmica unida ao metal, entretanto em casos onde se deseja uma estética superior utilizam-se próteses estéticas em cerâmica pura.

As Próteses Fixas são muito resistentes e duráveis mas pode haver necessidade de trocá-las em intervalos de alguns anos. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica de check-up. A principal desvantagem da prótese fixa é que exige o desgaste completo de dentes sadios. Outras opções de tratamento seriam as próteses adesivas e as próteses removíveis.

Próteses Removíveis

São peças confeccionadas com a finalidade de repor dentes. Existem dois tipos de Prótese Removíveis: as Totais e as Parciais.

As Próteses Parciais substituem um ou mais dentes. São bem aceitas por alguns pacientes, mas podem causar algum desconforto até sua adaptação. Devido à mobilidade quando na boca, a capacidade de mastigação não pode ser comparada à de uma Prótese Fixa. Estas próteses são feitas de plástico e tem uma estrutura com grampos de metal, o que afeta a sua aparência. É possível confeccionar uma Prótese Removível Provisória que não contém estrutura de metal, mas apresenta menor resistência e durabilidade.

As Próteses Totais (dentaduras) são aquelas que repõem todos os dentes de uma vez. Elas são feitas com dentes artificiais em resina e uma estrutura em um plástico muito resistente com coloração rósea, que imita a gengiva.


Próteses Provisórias

As próteses provisórias são confeccionadas em resina acrílica e são feitas para permanecer pouco tempo na boca. Tempo suficiente para que a prótese definitiva fique pronta.

Muitas pessoas não voltam ao dentista após a colocação de uma prótese provisória por acharem que “está boa”. Quando agem assim, essas pessoas devem saber que estão assumindo o risco de perder o trabalho que foi feito até o momento, acrescentando em seu orçamento despesas com a confecção de novo provisório.


Restauração de Resina

Metal prateado por resina - material da cor do dente.

O Amálgama das restaurações metálicas é um excelente material restaurador, porém, com a exigência estética aumentando a cada dia, não é muito bem aceito pelas pessoas. Essas restaurações metálicas podem ser substituídas por restaurações de resina, material da cor dos dentes, com excelentes propriedades físicas. A troca é simples e pode ser realizada em uma só consulta.

Convênios


AMS Petrobras
Plan Assiste
AMAGES